Embora existam pesquisas indicando que a meditação pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos episódios de enxaqueca, há poucas evidências que sugiram que a meditação possa reduzir a dor após o início do episódio. No entanto, tem havido pesquisas sobre o efeito da meditação na dor aguda em geral. Uma revisão de 2023 de pesquisas anteriores sobre este tópico encontrou algumas evidências de que a meditação da atenção plena pode ajudar a reduzir a intensidade da dor em alguns casos. No entanto, este estudo não foi específico para a dor da enxaqueca.
Como a meditação ajuda?
Não está claro como a meditação pode ajudar as pessoas com enxaqueca. Uma teoria é que reduz o estresse, que é um gatilho conhecido para enxaqueca.
Uma revisão de pesquisa sugere que a meditação mindfulness influencia as vias de estresse no cérebro, alterando as estruturas cerebrais e a atividade em áreas que regulam a atenção e a emoção.
A meditação a longo prazo pode melhorar a capacidade de uma pessoa gerir os seus fatores de stress e ter um melhor controlo sobre as suas percepções e reacções emocionais.
Qual tipo de meditação é melhor?
A maioria das pesquisas sobre meditação para redução da enxaqueca concentra-se na meditação da atenção plena. Este tipo de meditação incentiva as pessoas a voltarem a atenção para o momento presente.
Existem muitas abordagens de meditação, desde seculares até espirituais. Outro estudo avaliou o efeito de quatro tipos diferentes de meditação em 92 pessoas que sofriam de enxaquecas frequentes e nunca haviam experimentado meditação antes. Os quatro tipos foram:
meditação espiritual: neste estudo envolveu focar em uma frase positiva sobre um deus ou divindade
meditação secular focada internamente: que envolvia focar em uma frase positiva sobre si mesmo
meditação secular focada externamente: que envolvia focar em uma frase sobre o ambiente de alguém
relaxamento muscular progressivo, que envolve tensionar e relaxar individualmente os músculos do corpo
Os participantes praticaram esses tipos de meditação durante 30 dias. Embora cada grupo tenha experimentado alguma melhora na frequência da dor de cabeça, apenas o grupo de meditação espiritual apresentou uma redução estatisticamente significativa. As pessoas deste grupo também usaram menos medicamentos para enxaqueca.
Não está claro por que esse tipo de meditação parece ser o mais eficaz, mas os pesquisadores teorizam que o componente espiritual da meditação pode ajudar as pessoas a sentirem que têm mais apoio ou uma forma de lidar com a situação.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de meditação.
Como tentar meditação para enxaqueca
As pessoas podem tentar a meditação em casa, começando com o período de tempo que desejarem. Eles podem querer começar com 1 minuto e progredir ou experimentar um programa ou aplicativo que os guie através de um curso para iniciantes.
Para as pessoas que são novas na meditação, a meditação mindfulness é um dos tipos mais bem estudados e acessíveis. Experimentá-lo:
Encontre um lugar para sentar, seja em uma cadeira com os pés no chão ou com as pernas cruzadas em uma superfície confortável.
Feche os olhos e inspire e expire profundamente várias vezes.
Traga a atenção para o momento presente. As pessoas podem achar útil concentrar-se na respiração.
Quando os pensamentos surgirem, observe-os e, em seguida, traga suavemente o foco de volta ao presente.
Continue assim pelo tempo que a pessoa quiser. Quando estiver pronto, respire algumas vezes e abra os olhos.
Fonte: meditation news